Tuesday, August 26, 2008

Sporting C.P 3 - 1 Trofense


Primeiro jogo da época, segundo oficial, e logo o primeiro erro grave contra o Sporting. Paulo Bento tinha sido acusado por falar sem razão e logo no início do campeonato. Parecia que tinha razão, afinal.

O Sporting entrou confiante e bem no jogo, também devido a alguma desconcentração do Trofense. Durante toda a primeira parte viu-se bom futebol mostrando um colectivo forte, cheio de vontade de jogar bem.
O Sporting está diferente. O meio-campo está diferente. E é o meio-campo que me preocupa. Vejamos: Rocha é o principal causador desta boa mudança no meio-campo.

Não se prescinde de Moutinho, logo, recua para trinco (onde não rende nem metade), Ismaylove é um excelente jogador táctica e técnicamente, logo, não pode sair do onze. Romagnoli parece a "vaca sagrada" de Paulo Bento. Pessoalmente gosto do futebol de Romagnoli. Parece que não finta mas finta, parece lento mas não é assim tão lento. E pronto. E pronto? E então Miguel Veloso? Para mim tem que ser titular e sempre a trinco. Ganhamos maior rapidez defesa-ataque. Ninguem tem a visão e a qualidade de passe dele. Ah, ainda temos Vuk. Cheira-me a muitas birras de balneário esta época.
Voltando ao jogo, o Sporting podia ter ganho 5-0. Todavia, um erro do fiscal de linha fez com que o Sporting, de uma maneira pouco explicável, abrandasse o seu caudal ofensivo e boa posse de bola. Mesmo com menos um jogador, uma equipa como o Sporting, jogando em casa ainda por cima, não pode "se deixar levar" na sorte do jogo, esperando calmamente até ao final da partida. Mesmo assim, gostei do jogo e do resultado.

Um pequeno comentário sobre Fábio Paim.

Outrora a jovem promessa que mais se falava foi para uma aventura no Chelsea. Pergunto-me o que teria sido o futuro de Paim se não fosse a grave lesão que sofreu no joelho...Deseja-se sorte e tudo de bom para este "filho" do Sporting.

Espero pelo ínicio do jogo com o Real Madrid. Mas o meu pensamento está em Braga. Esse sim, é "o jogo".

Saudações Leoninas.

Saturday, August 16, 2008

Temporada 2008/2009


Quero manter este blog regular, (quer com vitórias quer com empates, ou mesmo derrotas).

A época começou bem, com mais uma taça adquirida ao FC Porto, tal como tinha acontecido na Taça de Portugal.

Fica a crónica do jogo:

"Os «leões» alcançaram o quarto troféu em duas épocas, desta feita também frente ao FC Porto, o adversário que os pupilos de Paulo Bento derrotaram por três vezes nas quatro vitórias alcançadas – duas Supertaças e duas Taças de Portugal.

Numa noite em que o técnico «verde e branco» utilizou apenas dois reforços – Caneira e Rochemback – no onze, o Sporting entrou bem na partida, sendo dono e senhor dos primeiros 10 minutos do encontro. O FC Porto, a partir dessa altura, conseguiu equilibrar, fazendo com o que o jogo fosse disputado com bom ritmo, com bons momentos de futebol e com ambas as equipas a criarem ocasiões para chegarem ao golo. Foi dos pés de Rochemback que surgiu a primeira ocasião de perigo para a baliza defendida por Helton, através da marcação de um livre directo que passou ligeiramente ao lado. O FC Porto respondeu, com Lucho a rematar contra o poste esquerdo da baliza de Rui Patrício. Os «leões» mostraram-se mais esclarecidos nas transições e aos 45 minutos viram o seu esforço recompensado com o primeiro golo a ser apontado por Yannick Djaló. O avançado «verde e branco» foi «servido» por Romagnoli e não se fez rogado, marcando o primeiro da partida.

A segunda parte terminou como começou, ou seja, com Yannick a ter oportunidade para aumentar a vantagem, mas isolado frente a Helton permitiu a intervenção do guardião «azul e branco». Mas, os adeptos do Sporting que estiveram no Estádio do Algarve não tiveram que esperar muito para verem o tento da tranquilidade. Aos 57 minutos, Yannick bisou. Izmailov fez o passe para o avançado «leonino», Sapunaru tentou o corte, a bola ficou na posse de Yannick, que não perdoou e fechou marcador.

Se o FC Porto até ao segundo golo sofrido e, sobretudo na segunda parte, tinha mostrado poucos argumentos para concretizar as oportunidades criadas, pior ficou quando aos 71 minutos viu Rui Patrício a defender uma grande penalidade apontada por Lucho. A partir desse momento só deu Sporting e Yannick ainda poderia ter chegado ao terceiro tento, mas a trave da baliza do FC Porto negou o terceiro dos «leões».

Vitória justa do Sporting, que inicia da melhor forma a época 2008/09, somando mais um troféu ao seu palmarés.

SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA
Local: Estádio Algarve
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

FC Porto: Helton, Sapunaru, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Benítez, Guarín (Candeias, 69 m), Lucho González, Raul Meireles, Lisandro, Farías (Hulk, 55 m) e Rodríguez
Treinador: Jesualdo Ferreira
Suplentes: Nuno, Fucile, Rolando, Tomás Costa e Fernando
Disciplina: Cartão amarelo a Benítez (28 m) e a Rodríguez (91 m)

SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Caneira, João Moutinho, Rochemback, Izmailov, Romagnoli (Miguel Veloso, 67 m), Derlei (Postiga, 81 m) e Yannick Djaló (Pereirinha, 90 m)
Treinador: Paulo Bento
Suplentes: Tiago, Grimi, Adrien e Tiuí
Disciplina: Cartão amarelo a Polga (10 m), Caneira (71 m) e Miguel Veloso (91 m)
Golos: Yannick Djaló (45 e 57 m)

Texto: Andreia Alexandre"